A importância da saúde mental no ambiente de trabalho é indiscutível, embora o conhecimento sobre o tema ainda seja fragmentado e permeado por tabus. De maneira geral, estima-se que 20% das pessoas convivem com algum tipo de condição de saúde mental e muitos experimentam, em menor grau, sintomas de saúde emocional disfuncional.
Cenário Atual no Brasil
No Brasil, 63% das pessoas percebem que o tema está sendo discutido de forma mais aberta nas empresas; no entanto, 43% ainda sentem que o assunto não é tratado sem julgamentos por colegas e líderes*. Segundo dados da Previdência Social, os afastamentos por problemas de saúde mental e comportamental cresceram 38% em 2023 em relação a 2022. Esse cenário engloba tanto o absenteísmo (ausências por motivo de doença) quanto o presenteísmo (quando o colaborador está presente, mas desconectado do trabalho).
Estratégias para Promover a Saúde Mental
As estratégias para abordar a saúde mental devem considerar os diferentes níveis de intervenção, desde o apoio a questões emocionais e habilidades a serem desenvolvidas, até o tratamento de doenças, como ansiedade e depressão. Identificar, apoiar e tratar são ações essenciais. Pesquisas recentes apontam que políticas voltadas à melhoria do clima organizacional e ao cuidado com o colaborador podem promover a saúde e o bem-estar no trabalho, impactando positivamente os resultados organizacionais. Empresas com um clima organizacional saudável e programas de bem-estar demonstram maior saúde mental e física, fortalecimento da conexão social, maior foco, produtividade, desempenho e satisfação dos colaboradores. Mecanismos de reconhecimento e valorização reforçam as emoções positivas e favorecem a saúde mental.
Efeitos da Falta de um Ambiente Psicossocial Adequado
Assim como um clima positivo traz benefícios, a falta de um ambiente psicossocial adequado pode gerar efeitos contrários. Estudos mostram que a ausência de um clima acolhedor está associada ao estresse prolongado, prejudicando a autorregulação e aumentando a predisposição a doenças. Desequilíbrios nas demandas de trabalho, controle, suporte e recompensas são fatores que, quando desajustados, podem influenciar negativamente a saúde dos colaboradores. Sabe-se também que intervenções nesse contexto podem ter um impacto positivo na saúde mental.
Conclusão
Mas, na prática, qual é a melhor forma de gerir a saúde mental no trabalho com efetividade? Primeiro, é essencial entender a realidade e o ambiente de sua organização. A análise do tipo de atividade realizada e dos riscos associados deve ser realizada por profissionais especializados. Ações estruturadas de promoção, prevenção e intervenção na saúde mental precisam ser parte integrante da estratégia organizacional. Finalmente, os líderes desempenham um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde mental no trabalho. Eles devem estar preparados para lidar com essa demanda, desenvolvendo competências e adotando uma abordagem proativa e preventiva, além de repensar a gestão do cotidiano no ambiente de trabalho.
Referências
*Estudo da People at Work 2023, realizado pelo ADP Research Institute
Rosado-Solomon, E. H., Koopmann, J., Lee, W., & Cronin, M. A. (2023). Mental health and mental illness in organizations: A review, comparison, and extension. Academy of Management Annals, 17(2), 751-797. https://doi.org/10.5465/annals.2021.0211
Weziak-Bialowolska, D., Lee, M. T., Cowden, R. G., Bialowolski, P., Chen, Y., VanderWeele, T. J., & McNeely, E. (2023). Psychological caring climate at work, mental health, well-being, and work-related outcomes: Evidence from a longitudinal study and health insurance data. Social Science & Medicine, 323, 115841. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2023.115841
Related Articles
Desenvolvimento Pessoal, Negócios
Desenvolvimento Pessoal, Negócios